Marcelo Rebelo de Sousa afirmou esta segunda-feira em Varsóvia, na Polónia, que não vetou o Programa Mais Habitação de ânimo leve, mas espera que o tempo não lhe dê razão.
Instado a comentar a posição do PS, que diz que vai confirmar o diploma na Assembleia da República, o chefe de Estado diz que o que está a acontecer é… “democracia”. “A Assembleia da República decidiu, aprovou, e eu penso o contrário. O parlamento fica na sua e confirma a votação, e eu fico na minha e veto. Vamos esperar, daqui a dois anos e meio ou três anos, e verificar se era suficiente ou mobilizador”, começou por dizer à RTP.
“Espero que o tempo não me dê razão. Não tenho vetado muitos diplomas. Vetei 33 em 1700”, acrescentou.
O Presidente da República revelou que ainda não falou com António Costa sobre o assunto, mas diz que estará em breve com o primeiro-ministro numa cimeira em São Tomé e Príncipe. “Falei com quem tinha de falar, que é o presidente da Assembleia da República”, explicou.
Em relação a outro diploma, sobre a progressão dos professores, que foi promulgado, Marcelo apela ao diálogo na educação e espera “que o novo ano letivo corra bem”.
O Presidente da República salientou ainda o “muito bom momento nas relações entre Polónia e Portugal”. “Há um cruzamento cada vez maior entre polacos e portugueses. Os polacos têm grande interesse pela língua portuguesa e em termos económico têm chegado à Polónia jovens portugueses para empresas de grande envergadura. Há resultados palpáveis”, frisou.