Incêndio em Baião pode ficar dominado nas próximas horas


Apesar desta terça-feira sete distritos do país terem sido colocados em alerta vermelho, por causa das altas temperaturas, ao final da manhã havia apenas um foco de incêndio significativo no país. O fogo de Baião começou segunda-feira à noite.

“Neste momento mantemos as duas frentes ativas, com os meios posicionados de forma que as condições meteorológicas o permitirem, e possamos dominar o incêndio. Se não houver alteração do rumo do vento, nem da sua intensidade, nas próximas horas iremos dominar o incêncio”, afirmou o Comandante dos Bombeiros de Santa Marinha do Zêzere, Márcio Vil.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil, chegaram a ser mobilizados 10 meios aéreos em Baião, chegando a estar sete aeronaves a trabalhar em simultâneo.

O combate dos mais de 160 operacionais no local tem permitido manter as chamas longe das habitações.

Durante o dia desta terça-feira, as temperaturas elevadas têm sido a principal preocupação dos bombeiros. Segunda-feira à note, na fase inicial do incêndio, os bombeiros tiveram de lidar com outras dificuldades, nomeadamente a dificuldade dos acessos e o aumento da intensidade do vento, “o que provocou o rumo variável e fez rodar o vento em várias direções”, como afirmou o Cmdt. Márcio Vil.

O incêndio de Teixeira e Teixeiró começou segunda-feira a noite, aproximadamente às 22:30, sendo que durante a tarde, os bombeiros já tinham conseguido controlar e extinguir um outro fogo no mesmo concelho, numa outra freguesia.



Source link

Leave a Comment