A atacante espanhola Jenni Hermoso se manifestou após o beijo do presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, durante a entrega da medalha pós-final da Copa do Mundo feminina, e afirmou ter sido um “gesto espontâneo” culpando “a emoção do momento”.
Rubiales recebeu críticas generalizadas pelo incidente, inclusive do Ministro da Igualdade da Espanha, que o descreveu como “violência sexual”.
Rubiales cumprimentou Hermoso no pódio agarrando a cabeça dela entre as mãos e beijando-a nos lábios, embora ele tenha revidado dizendo que aqueles que condenaram suas ações são “idiotas”.
Hermoso, que é a maior artilheira da história da Espanha, teve um pênalti defendido no segundo tempo pela goleira inglesa Mary Earps antes da Fúria vencer por 1 a 0 e conquistar seu primeiro título mundial.
“Foi a emoção do momento”, disse Hermoso ao Cadena COPE no domingo. “Não há mais nada que isso. Não é grande coisa.”
“Foi um gesto mútuo, totalmente espontâneo, pela alegria enorme de ganhar uma Copa do Mundo”, disse ela à agência de notícias EFE. “O ‘presi’ e eu temos uma ótima relação. O comportamento dele conosco tem sido ’10’ [em 10.] Foi um gesto natural, de carinho e gratidão… Ganhamos uma Copa do Mundo e não vai fugir do que é importante.”
Questionado sobre o incidente pela Rádio Marca, Rubiales descreveu as pessoas que condenam suas ações como “idiotas”.
“Existem idiotas em todos os lugares. Quando duas pessoas têm um gesto de carinho, isso não é importante, não podemos dar atenção à idiotice. Somos campeões [do mundo] e vou focar nisso.”
“Foi um ‘sejão’ entre dois amigos comemorando alguma coisa”, disse Rubiales ao Cadena COPE . “Com tudo que passei, mais bobagem… não. Não vamos prestar atenção, vamos aproveitar as coisas boas… Não houve má intenção.”
A ministra da Igualdade da Espanha, Irene Montero, condenou as ações de Rubiales.
“Não vamos supor que dar um beijo sem consentimento seja algo ‘que acontece’. É uma forma de violência sexual que as mulheres sofrem diariamente e até agora invisível, e que não podemos normalizar. É tarefa de toda a sociedade. Consentimento no centro. Só sim é sim”, disse Montero no Twitter.
A Espanha venceu a Copa do Mundo apesar dos problemas contínuos nos bastidores da equipe, após a polêmica em outubro, quando 15 jogadores escreveram à RFEF para levantar preocupações sobre o profissionalismo do técnico Jorge Vilda.
Apesar das reclamações de muitos dos jogadores seniores do time, Rubiales expressou seu apoio a Vilda, que selecionou apenas três dos 15 jogadores para sua convocação para a Copa do Mundo.
Rubiales falou publicamente sobre seu apoio a Vilda várias vezes durante a campanha da Espanha na Copa do Mundo na Austrália e na Nova Zelândia.