Fora dos planos da Juventus, Bonucci sequer foi inscrito na Serie A


Leonardo Bonucci prepara a aposentadoria para o final da temporada 2023/24. O zagueiro anunciou anteriormente que pendurará as chuteiras, num momento de claro declínio de seu jogo. Porém, mesmo com um ano de contrato com a Juventus, o defensor segue com futuro incerto. A Velha Senhora decidiu dispensar o veterano de seu elenco e tenta forçar sua saída nesta janela de transferências. Mais um sinal concreto de que Bonucci está fora dos planos do técnico Massimiliano Allegri veio neste final de semana: ele não aparece sequer entre os jogadores inscritos para a próxima temporada da Serie A. A inclusão poderá ser feita depois, mas não é a tendência.

A Juventus tem argumentos técnicos para tirar Bonucci de sua defesa. O rendimento do zagueiro caiu drasticamente nos últimos anos e Allegri não faz questão de contar com o veterano em seu sistema defensivo. Entretanto, esse não é o único motivo que rege a decisão dos bianconeri, aparentemente. Bonucci também está entre os maiores salários do elenco, num momento em que o clube faz uma limpa diante dos problemas financeiros. Dispensá-lo seria uma forma de aliviar a folha de pagamentos, tal qual aconteceu com Ángel Di María e Juan Guillermo Cuadrado recentemente. Não querem sequer se comprometer com o ano final do beque.

Por enquanto, ainda não há uma solução para Bonucci. O zagueiro negociou com outros clubes nas últimas semanas, mas não conseguiu um novo contrato. A Fiorentina é uma possibilidade dentro do futebol italiano – o veterano chegou a conversar com dirigentes, mas depois o clube negou o interesse. Além disso, a imprensa local também indicou um rumor do Union Berlim em contar com o veterano na Bundesliga, aproveitando também sua experiência na temporada de estreia na Champions League.

Caso pode virar briga judicial

Fora dos planos da Juventus, Bonucci permaneceu fazendo atividades separadamente em relação ao restante do elenco. O zagueiro sequer foi incluído na viagem de pré-temporada da Velha Senhora. A situação gerou críticas. Giorgio Chiellini, referência histórica da Velha Senhora e grande parceiro de Bonucci na zaga, se disse desapontado com o tratamento oferecido ao amigo. A própria associação de futebolistas profissionais da Itália saiu em defesa do atleta publicamente, questionando a validade legal da postura bianconera.

Bonucci chegou a notificar a Juventus formalmente para que fosse reintegrado. Na última semana, o zagueiro enviou um documento com seus argumentos, indicando que não foi somente uma decisão técnica. A atitude foi vista como o primeiro passo para um desdobramento jurídico sobre o caso, dentro do acordo coletivo entre futebolistas e clubes da Serie A. Diante da pressão, a Juventus respondeu publicamente que não cometeu irregularidades e que também pode se defender na justiça.

A queda recente de Bonucci

Bonucci disputou 502 partidas pela Juventus. É, sem dúvidas, um dos maiores símbolos do clube na era vitoriosa construída a partir da última década. Sua contratação junto ao Bari aconteceu em 2010/11 e ele logo assumiu a titularidade. Virou um dos pilares na defesa de Antonio Conte, a partir da reconquista do Scudetto em 2011/12. A parceria com Andrea Barzagli, Giorgio Chiellini e Gianluigi Buffon é memorável, entre as maiores da história juventina. O auge rendeu uma sequência de títulos e o reconhecimento internacional, até que a saída para o Milan atrapalhasse um pouco essa relação.

Bonucci ficou apenas uma temporada no San Siro, em 2017/18, mas não engrenou. A transferência marca o início de seu declínio. Ainda voltou para ser campeão pela Juventus mais duas vezes na Serie A, mas desde então sua qualidade sofreu um visível impacto. Ao menos, o veterano conseguiu se coroar em paralelo com a seleção da Itália, entre as figuras de destaque na conquista da Euro 2020 – inclusive pelo gol na final contra a Inglaterra. Entretanto, o troféu continental basicamente serviu de último ato grandioso para uma trajetória sem o mesmo brilho de outrora.

A presença de Bonucci na equipe da Juventus diminuiu bastante na última temporada. O zagueiro disputou apenas 26 partidas pelo clube, por todas as competições. Manteve a braçadeira de capitão e disputou todas as rodadas na fraca campanha na Champions League, mas sua utilização nos mata-matas da Liga Europa e mesmo na Serie A foi menor. Sofreu também com problemas físicos, o que custou seus minutos na segunda metade da temporada. Mas não que tecnicamente ele oferecesse tanto assim.

As alternativas na zaga da Juventus

A Juventus faz um mercado de transferências limitado, com o impacto direto dos problemas financeiros. Apesar disso, a defesa conta com várias alternativas. Danilo é o novo dono da braçadeira de capitão, firmado como um dos zagueiros. Alex Sandro também se acostumou a jogar na linha de três zagueiros durante a temporada passada. Neste momento, Bremer é a principal opção de origem na posição e pode crescer mais na Velha Senhora. Ainda está à disposição o jovem Federico Gatti, além do mais rodado Daniele Rugani. Mais uma alternativa é o garoto Facundo González, trazido da filial do Valencia.

A decisão da Juventus em dispensar Bonucci não surpreende por aquilo que se vê nas quatro linhas. Porém, simbolicamente, é uma atitude que pode ser contestada. O clube resolveu abrir mão do capitão no que é um interesse guiado também por questões financeiras. Caberá a Bonucci escolher seus próximos passos e até mesmo resolver se esta será a última temporada da carreira. Aos 36 anos, sabe que não tem muito tempo pela frente. Mas não poderá sair de cena como imaginou, com a camisa bianconera.



Source link

Leave a Comment