Ataque noturno na Ucrânia; Putin reuniu-se com comandantes


ONU e ucranianos assinam plano para salvaguardar as crianças dos russos

Lusa | há 28 minutos

Representantes da ONU e Ucrânia assinaram na sexta-feira um plano conjunto para “prevenir e impedir as graves violações dos direitos das crianças” que a Rússia está a cometer no país.

Representantes da ONU e Ucrânia assinaram na sexta-feira um plano conjunto para “prevenir e impedir as graves violações dos direitos das crianças” que a Rússia está a cometer no país.

Lusa | 06:42 – 19/08/2023

Putin reuniu com generais de alto escalão em Rostov-on-Don

Daniela Carrilho | há 28 minutos

O presidente Vladimir Putin reuniu-se com o comandante da operação da Rússia na Ucrânia e outros militares de alto escalão, declarou o Kremlin este sábado, uma reunião que ocorreu depois da Ucrânia ter reivindicado ganhos na sua contraofensiva na frente sudeste.

“Vladimir Putin realizou uma reunião na sede do grupo de operações militares especiais em Rostov-on-Don”, disse o Kremlin em comunicado, citado pela agência Reuters, acrescentando que o presidente russo ouviu relatos de Valery Gerasimov, chefe do Estado-Maior do Exército encarregado das operações especiais em Ucrânia, e outros comandantes e oficiais militares de alto escalão.

A reunião ocorreu depois da Ucrânia ter libertado um pequeno vilarejo na linha de frente, a primeira desde julho, não tendo ficado claro exatamente quando aconteceu, nem outros detalhes adicionais.

Rússia lança ataque noturno de drones na Ucrânia

Daniela Carrilho | há 28 minutos

A Rússia lançou 17 drones Shahed durante a noite deste sábado, com o objetivo de atingir as regiões norte, centro e oeste da Ucrânia, afirmou a Força Aérea da Ucrânia, citada pela agência Reuters, acrescentando que pelo menos 15 dos drones de fabricação iraniana foram abatidos.

Até ao momento, não há informações sobre as áreas que a Rússia atingiu durante os ataques.

Para recordar…

Daniela Carrilho | há 1 hora

Forças ucranianas podem falhar reconquista da cidade de Melitopol. Um funcionário norte-americano, falando em condições de anonimato, citava um relatório de inteligência sobre a situação de Melitopol, que sustenta a visão de Washington de que a contraofensiva está a decorrer mais lentamente do que o esperado.

Rússia sanciona procurador do TPI e ministros e jornalistas britânicos. O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo justificou estas novas sanções indicando que se devem ao “apoio militar inabalável de Londres” a Kyiv e à “aplicação agressiva (…) de uma política antirrussa hostil”, após quase um ano e meio de guerra na Ucrânia.

Ucrânia conta com nova ajuda de aliados para reforçar contraofensiva. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, saudou os anúncios pelos aliados de mais ajuda militar, necessária para impulsionar a contraofensiva ucraniana na frente leste e sobretudo no sul, onde o Exército conseguiu avançar apesar da resistência russa.

Quase 500 mil soldados mortos ou feridos durante a guerra, dizem EUA. Segundo as estimativas, o número total de combatentes ucranianos é de cerca de 500 mil, incluindo soldados no ativo, na reserva e paramilitares. A Rússia tem quase o triplo desse número, com 1.330.000.

Início de acompanhamento

Daniela Carrilho | há 1 hora

Bom dia! Retomamos este sábado o nosso acompanhamento AO MINUTO sobre os acontecimentos mais recentes relacionados com a guerra na Ucrânia. Pode recordar todas as notícias de sexta-feira na ligação abaixo:

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 07:53 – 18/08/2023





Source link

Leave a Comment