Jovem italiano morre aos 24 anos. Terá contraído bactéria na JMJ


Um jovem italiano de 24 anos morreu, na passada sexta-feira, depois de ter participado na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa. Segundo a imprensa local, os médicos acreditam que Luca Re Sartù poderá ter contraído uma bactéria multirresistente quando esteve em Portugal.

Os sintomas começaram quando o peregrino estava ainda em Lisboa. Luca Re Sartù tinha febre e sentia-se extremamente cansado, por isso, procurou aconselhamento médico em Portugal. Apesar da medicação, quando chegou a Itália os sintomas ainda persistiam.

Facebook

“Vamos assumir que ele contraiu a bactéria estafilococos em Lisboa”, diz o pai do jovem, Francesco Re Sartù, citado pelo Prepalpina. “No regresso, quarta-feira pelas 23:30 (hora local, 22:30 em Lisboa) no aeroporto de Bérgamo [Milão], ele foi levado para as urgências do hospital Mater Domini, em Castellanza, onde teve um ataque cardíaco.”

No hospital, os médicos “perceberam a gravidade da situação” e o jovem acabou por ser transferido para outro estabelecimento de saúde.

“Quinta-feira de manhã, transferiram-no para a unidade coronária do hospital de Monza, mas ele nunca recuperou. Até que nos deixou na sexta-feira à tarde”, prossegue o pai.

Apesar de ainda não haver certezas sobre o que provocou a infeção, a imprensa italiana avança que Luca Re Sartù terá contraído uma bactéria multirresistente chamada estafilococos. A infeção evoluiu para uma septicemia – uma inflamação exagerada do corpo que pode levar à falência dos órgãos.

“Agora estamos à espera que a autópsia seja realizada”, conta ainda o pai.

Ao Correio da Manhã, Rui Nogueira, médico de família e dirigente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, explica que a estafilococos “é uma bactéria muito comum, faz parte da nossa flora habitual” e que “não tem a ver com a falta de higiene ou contaminação externa”.

O jovem italiano fazia parte de um grupo da paróquia de San Luigi, que participou na JMJ. Além de peregrino, Luca Re Sartù era também “catequista e educador”.



Source link

Leave a Comment