Um sismo com magnitude 3,0 na escala de Richter foi registado esta madrugada perto de Peniche, no distrito de Leiria, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, o abalo ocorreu às 1h44 e o epicentro localizou-se “cerca de 25 quilómetros a oeste de Peniche”.
O instituto explica ainda que “não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido” pela população.
Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excepcionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).
Horas antes, o IPMA anunciou que dois abalos, um primeiro com magnitude 2,4 na escala de Richter e um segundo com magnitude 2,9, foram registados às 22h16 e 22h24, respectivamente, de domingo, perto de Montemor-o-Novo, distrito de Évora.
O presidente da câmara municipal de Montemor-o Novo, Olímpio Manuel Vidigal Galvão, anunciou que os serviços municipais iriam verificar o estado dos edifícios mais antigos, para averiguar se havia danos a registar. “Em 2018, durante um sismo em Arraiolos, tivemos problemas. Neste momento, estamos a preparar o procedimento para ver os prédios mais antigos. Sobretudo os municipais”, esclareceu.
Os serviços municipais irão ver edifícios mais antigos. Em 2018, durante um sismo em Arraiolos tivemos problemas. Neste momento, estamos a preparar o procedimento para ver os prédios mais antigos. Sobretudo os municipais.
Os sismos não causaram danos pessoais ou materiais e foram sentidos com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região de Montemor-o-Novo, referiu o instituto.
A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respectiva descrição”.
Com uma intensidade IV, considerada moderada, o abalo é “sentido dentro de casa” e “os objectos pendentes baloiçam”, sentindo-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, descreve o IPMA na sua página da internet.