ASAE suspende carrossel na Feira de São Mateus, em Viseu


A ASAE suspendeu esta sexta-feira o carrossel em que, na noite de quinta-feira, sete pessoas ficaram presas na Feira de São Mateus, em Viseu, na sequência da visita de inspetores ao local, onde realizaram as diligências “consideradas necessárias”, lê-se no comunicado divulgado.

Na nota, a ASAE dá conta que o equipamento de diversão tinha sido inspecionado e certificado a 8 de agosto, já no recinto da Feira de São Mateus, tendo sido concluído que o carrossel reunia “as prescrições de segurança previstas”.

“Contudo, face à ocorrência de ontem, determinou a ASAE no âmbito das suas competências e como medidas cautelares, a suspensão do funcionamento do referido equipamento, até que o mesmo seja sujeito a nova inspeção por entidade legalmente habilitada para o efeito, após o processo de reparação”, informa o comunicado.

A autoridade acrescenta ainda que continuará as ações de fiscalização direcionada aos equipamentos de diversão, de forma a verificar o cumprimento da legislação.

Incidente aconteceu no primeiro dia da Feira de São Mateus

No primeiro dia da Feira de São Mateus, sete pessoas tiveram que ser resgatadas pelos bombeiros depois de terem ficado presas a 30 metros de altura num carrossel. Ninguém ficou ferido e a organização da feira já abriu uma investigação para apurar as causas do incidente.

A operação de resgate durou cerca de três horas. Primeiro foram retiradas as três pessoas que estavam do lado direito. Seguiu-se o mesmo trabalho para retirar as outras quatro, do lado esquerdo.

À SIC, o comandante dos sapadores de Viseu revelou que a pessoa mais jovem tinha 11 anos e a mais velha 42. Acrescentou que ninguém sofreu ferimentos nem necessitou de cuidados pré-hospitalares, tendo já regressado às “vidas normais”.

A organização da Feira de São Mateus já abriu uma investigação ao incidente.

“É uma avaria. (…) Não estamos satisfeitos que tenha acontecido, mas estamos satisfeitos pela forma como decorreram todos os processos de socorro”, garantem.

Apesar do incidente, a Feira de São Mateus continuou a decorrer normalmente. É a mais antiga feira popular do país e dura mais de 40 dias.



Source link

Leave a Comment