Cartão vermelho para o árbitro Luís Godinho: “não esteve bem”


Para o ex-árbitro internacional Duarte Gomes, a expulsão de Sérgio Conceição parece-lhe adequada, em função das palavras que aparentemente o treinador do FC Porto terá dirigido à equipa de arbitragem, recorrendo a “linguagem ofensiva e incorreta e a protestos claramente excessivos”.

Depois, também aparentemente, pelas imagens mostradas, o treinador pareceu, numa primeira fase, recusar-se a sair. Uma situação nova em Portugal.

“Não me recordo de ter acontecido no futebol profissional em Portugal. Já aconteceu algumas vezes, mas em campeonatos internacionais”, diz Duarte Gomes.

Como deve um árbitro resolver estas situações?

Como Luís Godinho tentou resolver, explica à SIC Notícias Duarte Gomes. Primeiro, deve esgotar todas as vias diplomáticas para que o treinador saia da zona técnica, por exemplo falar com o capitão da equipa, tal como o árbitro fez para sensibilizar Sérgio Conceição a sair. Não resultou. O árbitro tentou uma nova aproximação ao treinador e conseguiu.

O comentador da SIC refere ainda que em última instância, se Sérgio Conceição se recusasse a abandonar o banco, o árbitro podia ter terminado o jogo e mencionado os factos no relatório. Caso a situação se verificasse, o processo disciplinar posterior seria muito mais gravoso.

Cartão a Pepe foi um excesso?

O jogo teve muitos cartões amarelos e um vermelho mostrado a Pepe. Duarte Gomes considera que “Luís Godinho não esteve bem disciplinarmente porque começa com critérios muito apertados, logo com o cartão amarelo inicial exagerado, e depois fica refém desse critério. Foi uma opção errada.”

“(Luís Godinho) foi demasiado rigoroso no princípio, acabou uma primeira parte com muitos cartões amarelos, alguns mal exibidos, e depois na segunda parte faltaram algumas situações em que a coerência não existiu.”

No caso de Pepe, o jogador teve um gesto de conduta violenta evitável, logo admite que foi bem sancionado. Aliás, Duarte Gomes explica que já anteriormente tinha havido uma entrada de Pepe que justificava o segundo amarelo.

No geral, Duarte Gomes dá cartão vermelho a Luís Godinho em termos disciplinares “não esteve bem e teve alguma responsabilidade indireta na forma como o jogo foi tomando algumas proporções de fisicalidade.”

Acrescenta ainda que “tecnicamente acabou por ser salvo por duas decisões do árbitro João Pinheiro, que desempenhou a função de videoárbitro.

FC Porto não foi à sala de imprensa

O Benfica venceu o FC Porto, no Estádio Municipal de Aveiro, por 2-0 e arrecada a Supertaça Cândido de Oliveira.

No final do jogo, o treinador da equipa vencedora, Roger Schmidt, reconheceu a superioridade do FC Porto na primeira parte e ficou orgulhoso com a reação da sua equipa.

Nenhum elemento da equipa portista prestou declarações no final da partida. Os azuis e brancos já contestaram, através do seu website, a arbitragem de Luís Godinho que expulsou Pepe e Sérgio Conceição, já para lá dos 90 minutos.



Source link

Leave a Comment