sete finais e uma queda aparatosa


Desporto

A cidade de viriato é já presença habitual do percurso da prova rainha do ciclismo. Na memória dos adeptos da modalidade ficaram várias chegadas emocionantes em sprint

VOLTA A PORTUGAL 2021

Fotógrafo: DR

A 84ª edição da Volta a Portugal terá início na cidade de Viseu, que esta quarta-feira recebe o Prólogo na prova. Ao longo de 3,6 quilómetros, os 177 ciclistas irão lutar pela oportunidade de começar a primeira etapa de camisola amarela vestida.

Esta não é, contudo, a primeira vez que a Volta a Portugal passa por Viseu. Entre inícios e fins de etapas – que podem ou não coincidir com inícios e fins da prova como um todo, Viseu já albergou a Volta a Portugal um total de 28 vezes. Destas, sete dizem respeito a finais da Volta a Portugal.

A última vez que a prova rainha do ciclismo em Portugal terminou na ‘senhora da beira’ foi em 2021. Neste ano, Maurício Moreira, ciclista da “Anicolor”, sofreu uma queda aparatosa numa curva, enquanto corria a prova de contrarrelógio na cidade de Viseu. Tendo calculado mal o ângulo da curva, Maurício Moreira acabou por sair da estrada, sendo engolido pela vegetação. Esta queda foi apontada como a razão para o ciclista ter perdido a medalha de ouro, uma vez que terminou a classificação geral a dez segundos do primeiro lugar.

O contrarrelógio do Prólogo viseense tem início às 15h20, e cada ciclista parte com um minuto de diferença do seguinte. Prevê-se que a prova termine depois das 17h30. A Volta a Portugal teve início em 1927, e contou já com 83 edições. A edição deste ano terminará em Viana do Castelo, onde terá lugar uma prova de contrarrelógio.






Source link

Leave a Comment