Município da Moita abre campo em homenagem de Neemias Queta


O Vale da Amoreira recebeu dezenas de jovens para a abertura do campo de basquetebol 3×3 inserido no projeto BasketArt.

A Câmara Municipal da Moita, em conjunto com a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Associação de Basquetebol de Setúbal, reabilitou um campo de basquete, no Vale da Amoreira onde deu cor a um projeto muito especial. É que este campo era o espaço onde Neemias Queta, nascido e criado no Vale da Amoreira aprendeu a jogar e sonhou com a sua ida para a NBA, um sonho entretanto realizado.

A abertura do espaço à população teve lugar ontem, 8 de agosto (8/8), uma data sugerida pelo próprio Neemias, por ser o número que enverga na sua camisola. Na impossibilidade de estar presente para uma inauguração oficial (que terá lugar posteriormente), por se encontrar nos Estados Unidos a preparar a próxima época, Neemias deixou, no entanto, o desejo de organizar naquele espaço um conjunto de atividades com os jovens do Vale da Amoreira.

Presentes na pequena cerimónia estiveram o presidente da Câmara da Moita, Carlos Albino, acompanhado pela vice-presidente, Sara Silva e pelo vereador do desporto, António Carlos Pereira, bem como a presidente da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, Bárbara Dias, os representantes das duas entidades que se associaram à Câmara Municipal e levaram a cabo o projeto 3×3 BasketArt, o Professor Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol e Armindo Pereira, presidente da Associação de Basquetebol de Setúbal e ainda a mãe do homenageado, Mica Queta.

Carlos Albino, garantiu durante este evento que está muito feliz com o resultado final do campo. “O Vale da Amoreira tem vida e a intervenção neste campo vai dar-lhe ainda mais vida. Apoiamos o desenvolvimento dos jovens do concelho e fazemos questão de dar-lhes ferramentas e possibilidades de poderem estar integrados no mundo do desporto”, garantiu. “Temos aqui o espaço renovado que esperemos que seja bem aproveitado por todos e onde possam, quem sabe, nascer novos e grandes nomes do basquetebol, tal como o nosso Neemias”, acrescentou.

Presente no evento esteve ainda Pedro Pinhal, artista e funcionário da Câmara Municipal da Moita, responsável pela pintura do campo em homenagem a Neemias Queta. “Estou muito agradecido por ter sido convidado pela Câmara Municipal para fazer a pintura deste espaço. Permitiu-me a concretização de um sonho que eu tinha enquanto artista, ao mesmo tempo que podia cumprir o meu trabalho”, assegurou-nos.

Na abertura estiveram ainda dezenas de jovens cujo olhar começou a brilhar a partir do momento em que viram aquele espaço renovado, pois sabem que ali, a partir de agora podem driblar a bola sem parar e também eles, sonharem, com a possibilidade de um dia poderem vir a ser jogadores profissionais desta modalidade.



Source link

Leave a Comment