Morreu o cantor Sixto Rodriguez, do documentário “À Procura de Sugar Man” – Observador


Sixto Rodriguez, cantor e protagonista do documentário “À Procura de Sugar Man” (2012), morreu esta terça-feira, aos 81 anos, noticiou a imprensa de Detroit, de onde é o norte-americano, e confirmou o site oficial do artista nas redes sociais.

De acordo com a Fox 2, citando uma filha de Rodriguez, o artista morreu terça-feira à noite e deixa três filhas.

Rodriguez, músico norte-americano de ascendência mexicana, teve uma carreira curta nos anos 1970. Ignorado nos Estados Unidos, tornou-se, sem saber, num ícone da juventude e da luta contra o apartheid na África do Sul, onde vingaram os dois álbuns que editou: Cold Fact, em 1970, e Coming From Reality, no ano seguinte.

Só em 2012 é que viria a conquistar atenção e reconhecimento global, ao ser o protagonista do filme “À Procura de Sugar Man (2012)”, documentário sobre o percurso do enigmático músico que durante anos foi alvo do boato de que se havia suicidado em palco. O filme acabaria por valer ao realizador sueco Malik Bendjelloul o óscar de melhor documentário em 2013.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sixto Rodriguez chegou a ter um concerto marcado em Portugal em 2013, pouco depois da estreia do documentário. A atuação estava prevista no cartaz do então Optimus Primavera Sound, no Porto, mas o cantor acabaria por cancelar a presença alegando cansaço. “Depois de muitos meses em digressão, Rodriguez viu-se obrigado a tomar a difícil decisão de cancelar e reagendar a primeira semana da tour europeia com o objetivo de preservar a sua saúde e energia, de modo que não poderá atuar no Primavera Sound”, referia então o comunicado emitido pelo artista.





Source link

Leave a Comment