O campeão português de futebol, Benfica, e o vencedor da Taça de Portugal, FC Porto, vão esta quarta-feira lutar pela conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, no Estádio Municipal de Aveiro.
Depois de algumas fragilidades evidenciadas na pré-época, “águias” e “dragões” têm o primeiro grande teste da nova temporada, com os ‘holofotes’ virados para as ‘caras novas’, ainda que a estrutura base das duas equipas se deva manter.
Se o campeão nacional foi mais exuberante nas contratações, ao fazer regressar a ‘casa’ o argentino Ángel Di María e ao reforçar o meio-campo com o turco Orkun Kokçu e a lateral esquerda com o checo David Jurásek, o detentor da prova ‘rainha’ adquiriu o médio espanhol Nico González e o compatriota ponta de lança Fran Navarro.
No Benfica, o treinador Roger Schmidt deverá lançar de início os três reforços, assim como Musa, no lugar do avançado internacional português Gonçalo Ramos, que rumou aos franceses do Paris Saint-Germain na segunda-feira.
“Precisamos de um bom equilíbrio. Temos de pensar como vamos substituir Ramos e manter a equipa equilibrada. Tenho algo em mente, mas ainda nada a 100%. Ainda temos um treino, tudo pode acontecer. Tento manter sempre todas as possibilidades em aberto até ao último momento”, afirmou o treinador alemão, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro.
Já no FC Porto de Sérgio Conceição, existe a dúvida sobre a titularidade do guarda-redes Diogo Costa, que recupera de problemas físicos, com a grande surpresa a poder acontecer no ataque. Com Evanilson de fora, devido a lesão, será Fran Navarro ou o compatriota Toni Martínez a fazer companhia ao iraniano Taremi.
Na antevisão ao clássico, o treinador portista disse esperar um jogo “difícil perante um adversário que se reforçou” face ao ano passado, trazendo para Portugal jogadores de “inquestionável valor no futebol mundial”.
No que diz respeito às conquistas da Supertaça, o destino habitual tem sido o Estádio do Dragão, face aos 23 troféus que os ‘dragões’ arrecadaram, mais do que todos os restantes vencedores em conjunto: Sporting (nove), Benfica (oito), Boavista (três) e Vitória de Guimarães (um).
A 45.ª edição da Supertaça Cândido de Oliveira tem início às 20:45, no Estádio Municipal de Aveiro.